top of page

Soluções caseiras para as estrias




As estrias são sinais comuns na pele de homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Apesar de não ser um problema de saúde, muitas pessoas buscam mais informações sobre como remover estrias. Um aspecto importante é que as estrias podem ser de diferentes tipos de acordo com a intensidade do sinal. Elas surgem em decorrência de um estiramento rápido que a pele não acompanhada, causando o rompimento dos tecidos.

Por essa razão, as estrias são mais comuns na puberdade, em pessoas que têm tendência a oscilações no peso e gestantes. Para saber como remover estrias é importante conhecer os tipos: as vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de combater; as roxas estão em uma fase intermediária; e as brancas que são mais antigas e difíceis de tratar.

Como remover estrias com soluções caseiras?

As receitas caseiras, em geral, não apresentam resultados plenamente satisfatórios em como remover estrias, principalmente se elas forem roxas e brancas, o que significa que são mais maduras. Os tratamentos especializados são mais recomendados para quem está insatisfeita com as estrias, mas como destacado, elas não causam problemas à saúde, sendo uma demanda estética. A melhor alternativa é prevenir as estrias, o que pode ser feito com uma hidratação diária da pele principalmente em fases de estiramento, como na adolescência ou gestação. Podem ser usados hidratantes corporais e óleos específicos para esse fim.

Caso a estria na esteja na pele, existem algumas alternativas para cuidados caseiros que podem contribuir na amenização, ainda que leve, desses sinais. Confira!

Aloe vera

O aloe vera promove bons resultados em como remover estrias devido às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, mas apresenta melhores resultados em casos de estrias vermelhas recentes.

Óleo de amêndoa

Não há nutrientes no óleo de amêndoa que justifique ele remover estrias, no entanto, o produto promove a hidratação da pele que, por si só, já é um cuidado indicado e pode melhorar o aspecto da pele, ainda que não elimine sinais.

Vitamina C

A vitamina C realmente é uma substância com potencial para amenizar as estrias, no entanto, esse nutriente não é absorvido topicamente se você esfregar um limão ou laranja no local, por exemplo. A vitamina C tópica deve ser usada quando presente em dermocosméticos confiáveis e recomendados pelo especialista.

Esfoliação

Existem diferentes receitas sobre como remover estrias que envolvem o uso de produtos caseiros para esfoliação. O benefício desse tratamento deve-se mais ao estímulo da circulação sanguínea na região em decorrência do movimento do que aos ingredientes usados. Algumas opções incluem:

  • borra de café com sabonete líquido;

  • açúcar e óleo de amêndoa;

  • bicarbonato de sódio e água.

Independentemente da receita usada, a indicação é fazer uma esfoliação no local afetado e, em seguida, aplicar um dermocosmético próprio para combater as estrias.

Esse tipo de tratamento é mais eficaz em caso de estrias vermelhas e roxas, sendo que no caso das estrias brancas é mais difícil que um tratamento caseiro entregue os resultados desejados.

Em geral, o dermatologista indicará um tratamento especializado nesses casos, como a carboxiterapia, peelings, MMP, intradermoterapia ou laser fracionado dependendo da avaliação e das particularidades do caso.

001.png
bottom of page