Etapas do banho: afinal, existe uma ordem correta?




Rotina comum do nosso dia a dia, temos o primeiro contato com o banho ainda nas primeiras horas de vida, o que se torna automático ao longo da vida. Mas será que o fazemos de forma correta?


O banho é um momento de autocuidado e conexão com o próprio corpo, e cada um tem a sequência de etapas do banho que prefere seguir. Contudo, existem, sim, alguns truques que podem trazer mais viço para a pele e os cabelos sem piorar o quadro de espinhas e caspas.


Etapas do banho

Comece com os cabelos, esse é o primeiro estágio para não deixar que resíduos dos produtos e a sujeira do couro cabeludo fiquem no corpo.

Condicionadores e máscaras usados nos cabelos podem piorar o quadro de acne nas costas.


O ideal para lavar o corpo é sempre começar de cima para baixo deixando o rosto por último, e exige alguns cuidados já que a pele dessa região é mais sensível, neste momento diminua a temperatura da água. A água muito quente remove a camada manto-lipídica, responsável por proporcionar hidratação natural da pele, caso contrário seu aspecto pode ser de repuxamento local podendo levar a um rebote na oleosidade.


Cuidado com os resíduos que ficam pelo corpo, as costas e o bumbum são áreas ricas em glândulas sebáceas por isso essas áreas são acometidas por espinhas devido ao acúmulo de células mortas e sujeira. Por isso a importância de iniciar pelo couro cabeludo e depois descer para essas regiões.

Hidrate o corpo logo após os banhos e não durma de cabelos molhados