top of page

Cuidados pós preenchimento labial


Conhecer os cuidados após preenchimento labial melhoram recuperação e resultados estéticos alcançados!




Os cuidados após preenchimento labial são importantes para que esse procedimento estético apresente os resultados almejados pela paciente.

A técnica de preenchimento labial é frequentemente realizada com ácido hialurônico, uma substância segura e que está naturalmente presente no organismo.

O tratamento é indicado para pacientes que desejam aumentar ou harmonizar o volume dos lábios, o contorno labial e também as marcas ao redor da boca. Saiba mais a seguir!


Quais os cuidados após preenchimento labial?

Entre os fatores que deve receber atenção da paciente estão os cuidados após preenchimento labial, pois eles influenciam desde os resultados com o tratamento até a segurança do pós-procedimento.

É comum que após o preenchimento labial a paciente identifique algum nível de edema (inchaço) e hematoma (roxo). Dessa forma, recomenda-se que a técnica seja realizada cerca de 20 dias antes de algum evento social.

Em geral, esses sinais regridem entre 2 e 3 dias, mas isso vai depender da reação do organismo e também dos próprios cuidados após preenchimento labial.

Nos dias seguintes ao tratamento também é comum que as pacientes relatem a sensação de lábio esticado ou de descamação e ressecamento. Isso pode ocorrer devido à renovação da pele devido à hidratação promovida pelo ácido hialurônico.



Considerando esses efeitos, a paciente também deve organizar-se para realizar adequadamente os cuidados após preenchimento labial, que incluem:
  • não há necessidade de repouso, mas a paciente não deve fazer atividades físicas extenuantes nos primeiros dias;

  • é preciso evitar a exposição solar nos primeiros dias após o tratamento e sempre usar o protetor solar indicado pelo especialista para evitar o surgimento de manchas;

  • nas primeiras horas após a técnica a paciente deve ter um cuidado adicional ao manusear objetos aos lábios, como copos e talheres;

  • é muito importante evitar qualquer tipo de pancada ou movimentos intensos no local do tratamento;

  • o incômodo gerado pela aplicação pode levar a paciente a desejar massagear os lábios, mas esses movimentos não devem ser realizados após o procedimento;

  • nas semanas posteriores ao tratamento expor-se a temperaturas extremas, seja frio ou calor, pode prejudicar a absorção do edema, deixando os lábios inchados por mais tempo;

  • mesmo evitando temperaturas extremas, a compressa de gelo pode ser usada para amenizar o inchaço e incômodo do local tratado, desde que não faça peso sobre os lábios;

  • no dia do tratamento e nos seguintes é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • o uso de produtos antioxidantes, como séruns e vitamina C, ajudam a potencializar os efeitos do protetor solar, mantendo a pele mais protegida e saudável;

  • siga uma rotina adequada de limpeza, tonificação e hidratação da pele, garantindo que ela fique hidratada;

  • evite maquiagens pesadas ou que apresentam risco de alergia nos primeiros dias após o tratamento.

Em geral, a recuperação após o preenchimento labial com ácido hialurônico é tranquila, mas a paciente deve buscar o auxílio médico especializado caso sinta dores, identifique feridas ou manchas esbranquiçadas na região tratada. Mesmo com essas dicas, apenas o cirurgião plástico poderá avaliar o seu caso e identificar quais os cuidados após preenchimento labialindicados para você, assim como se esse tratamento estético é o mais adequado ao seu caso. Agende uma consulta e saiba mais!

001.png
bottom of page